Confira o site institucional

Profa. Lidia Maria Maegava

Professora Homenageada "In Memoriam"

Discurso proferido pela Profa. Dra. Meuris Gurgel Carlos da Silva em homenagem ao Profa.  Lidia Maria Maegava

Tributo a nossa Lidia Maria Maegava

Fui solicitada a falar três minutos sobre a nossa sempre e eterna querida, Profa. Lidia Maegava.

Falar da e sobre a Lidia é sempre uma responsabilidade e me trás grande emoção, por isso peço desculpas para fazer uso de leitura.

A maioria de voces não teve a oportunidade de conhecê-la. Lidia fez sua graduação e mestrado na nossa engenharia química (EQ). Logo após a sua graduação foi contratada pela EQ e rapidamente assumiu para si ações que contribuíram para o desenvolvimento do nosso curso de graduação. Infelizmente, Lidia nos deixou muito cedo, mas é inquestionável e inesquecível o seu exemplo de profissional dedicada que, com certeza, se confundia com a própria EQ. A prova disso está na intensidade e na relevância da qualidade e do tamanho do seu legado.

O seu modelo de integridade e ética, era muito admirado por amigos, colegas e alunos, sobretudo por suas contribuições ao ensino e, àquela época, às ações que visavam a institucionalização da Universidade. Ela foi, sem dúvida, um exemplo de vida para aqueles que tiveram o privilegio de conhecê-la.

Além de sua família, a Unicamp representava seu dia a dia, ou melhor dizendo a sua própria vida. Lidia estava sempre voltada para o desenvolvimento e a qualificação da graduação da EQ, preocupava-se muito com a formação dos nossos graduandos.

Em particular, destacamos o forte empenho da profª Lidia na implantação dos laboratórios de ensino de graduação e na metodologia pedagógica desenvolvida e adotada que por muitos anos foram referência nacional. Em paralelo, é reconhecido também seu largo conhecimento na área de fenômenos de transporte.

Por isso, o resgate da homenagem à profª Lidia Maegava, já ocorrido logo após sua partida, para recolocação da placa dedicatória nos laboratórios de graduação, é mais do que justo pois sempre, representará a sua inegável contribuição, apesar da sua curta passagem em nossa Faculdade de Engenharia Química (FEQ).

Aos seus familiares aqui presentes, em particular D. Massako, sua mãe, nossa gratidão por termos tido o privilégio de uma convivência maravilhosa, tanto pessoal como profissional com Lidia.

Aproveito para transmitir abraços fraternos da profª Sandra Cristina, amiga e colega que, juntamente com Lidia e eu, fazia parte das meninas do DTF.

Querida Lidia, o tempo jamais apagará sua presença e, sem dúvida, continuará inspirando os que conhecendo sua história continuam seu legado aqui na FEQ e fora dela.

Compartilhe